Rua do Saco

Fevereiro 03 2010

Bem-haja por devolver o riso das crianças à alta de Silves!

Bem-haja por aí trazer de novo vida e juventude!

Bem-haja por ajudar a colocar a alta de Silves no mapa!

Longa vida para a Santa Casa da Misericórdia de Silves!

publicado por jpargana às 18:43

Que aperto gostoso que senti no peito quando li " o riso das crianças à alta de Silves"...!
É que o cenário de algumas das melhores recordações da minha (muito) feliz infância situa-se exactamente entre o "Arco" e a rua do saco que justamente dá o nome a este blog. A intensidade dessas vivências é tão forte que me obriga a um tremendo auto controle para não ficar horas a falar sobre elas.
Este blog, com um nome tão feliz como apelativo, dificilmente poderia surgir de outra pessoa que não o meu querido primo e amigo, desde toda a minha vida meu idolo e guru espirual.
Há muitos anos atràs, ao virar do século, na última conversa com o José Júlio, amigo-irmão,(que saudades, Zé), veio à baila umas considerações que mantivera com o João Pargana,meio sérias meio irónicas, bem à sua maneira, sobre o estranho e forte fascínio que a cidade de Silves exerce sobre os seus filhos que cedo haviam saído para outras paragens; de facto empre que Silvenses se encontram é impossível impedir que lugares, gentes e suas histórias não sejam lembradas de imediato.
As histórias, cheias de humor(às vezes bem negro) surrealismo e non-sense, de alcunhas como fala o João Pargana e com fortes pitadas de "judiaria", deveriam, aqui lanço este repto, ser escritas , antes que se percam e sejam só lembradas algumas, não significativas, escritas por quem não sente o cheiro desta terra.
A riqueza destas memórias, comuns a tantos de nós poderá ser uma boa ajuda para manter de pé o sonho que o João fala, com o acordar do rio Árade e consequente ajuda à já actual revitalização da nossa cidade.
Hoje, 4 de Fevereiro, faz exactamente 60 anos que nasci naquela casa bem perto da Igreja, e como estou ouvir como se fosse agora e lá estivesse, na alta de Silves, as vozes das crianças...se calhar 3 dos que lá brincàvamos todos os dias... o Aldemiro, o Zé Júlio e o Zé Donato, tenho esperança que o sonho do meu primo João aconteça um dia destes.
jose donato ramos a 4 de Fevereiro de 2010 às 02:25

Este blog é uma colectânea de reflexões do autor sobre temas de interesse geral e da sociedade e ambiente que o rodeiam.
mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


links
pesquisar
 
blogs SAPO